Conheça mais!

Aqui você encontra

O NEPP- Núcleo de Estudos e Pesquisas Em Psicanálise foi fundada em 1998
como Associação de Psicanálise (NEPP) e construiu uma história que marcou
o pensamento psicanalítico brasileiro.

Sobre o NEPP

O Núcleo de Estudo de Estudos em pesquise de psicanalise foi fundada em 1998 como Associação de Psicanálise (NEPP) e construiu uma história que marcou o pensamento psicanalítico brasileiro.

Congregando as sociedades psicanalíticas brasileiras filiadas à Associação Psicanalítica Internacional (IPA), organiza e fortalece suas atividades de divulgação, difusão e ensino da psicanálise em nosso território, assim como a participação na Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL).

A organização NEPP está assim constituída: Conselho Diretor, Conselho de Presidentes e Assembleia de Delegados que é o órgão que decide sobre as propostas apresentadas pelo Conselho Diretor e pelo Conselho de Presidentes.

A cada dois anos organiza um Congresso Brasileiro de Psicanálise, cuja função principal é debater temas e questões psicanalíticas de interesse da comunidade de psicanalistas e profissionais de áreas afins.

Além da preocupação com os rumos e a prática da psicanálise, com a qualidade da formação do psicanalista, o NEPP e suas federadas buscam cada vez mais a interação com organizações científicas, acadêmicas e culturais.

Grande parte das federadas promove atividades abertas ao público, tais como palestras, simpósios, debates de filmes, entre outros.

O NEPP desenvolveu vários projetos, em diversas instituições, contamos com profissionais do mais alto gabarito para desenvolver pesquisas nas empresas, setores públicos, manicômios, escolas dentre outros. Contamos com varias publicações de revista, livros e periódicos.

Fomos agraciados com a publicação de um livro pela UNESCO, onde ficou comprovada a excelência do nosso trabalho.

Treinamos o desenvolvimento da polícia comunitária, 4º região do exército brasileiro no combate a violência, humanização do cárcere, dentre outros. atuamos no ramo de pesquisa, a mais de 10 anos, na gestão do seu presidente, Prof. Dr. Sérgio Costa.

Fale com o Psicanalista

Tire suas dúvidas, solicite atendimento ou envie sua mensagem.

NEEP ASSOCIATION

O que é associação NEPP:

Em fins do século XIX, o médico austríaco Sigmund Freud (1856-1938), deparou-se com pacientes com presença de sinais e sintomas que constituíam as “neuroses”. Pesquisando, junto aos pacientes a origem destes sintomas, concluiu que estes resultavam de processos mentais inacessíveis, inicialmente, à consciência do paciente. Apesar de presentes na mente do indivíduo, estes processos mentais estavam acobertados pelo que, na época, Freud chamou de repressão.
Freud entrou em contato com a descoberta de uma parte inconsciente, ou seja, de uma parte em nossa mente de que não nos damos conta, apesar de sofrermos as consequências de sua presença. Desta forma, uma nova e científica compreensão dos fenômenos psíquicos e do comportamento humano tornou-se possível. O que se passa na nossa consciência, o que nos damos conta, é apenas uma parte de nossa vida mental.

Estava criado, por Freud, um método de trabalho e de tratamento, denominado de psicanálise.
Ao longo de sua vida, Freud foi aperfeiçoando o método, a técnica e as implicações de suas descobertas. Estavam lançados seus fundamentos. Freud, em 1923, em artigo para ser publicado na Enciclopédia Britânica, escreve: “psicanálise é a denominação dada ao procedimento para a investigação de processos mentais, quase inacessíveis por outros meios, um método para o tratamento de distúrbios neuróticos ou, ainda, uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumula em uma nova disciplina científica”. Então ficam caracterizadas três dimensões da psicanálise: a psicanálise como forma de contato com o mundo mental, seu tratamento (psicanálise clínica) e conjunto de conhecimentos decorrentes (psicanálise aplicada). Durante estes mais de 100 anos de existência, a psicanálise desenvolveu-se e pôde antepor-se como o recurso de escolha no tratamento dos distúrbios emocionais, além de ter seus conhecimentos incorporados, em todas as áreas da cultura contemporânea, nas esferas social, científica, cultural, educacional.

Após Freud a psicanálise evoluiu muito. A experiência clínica se desenvolveu, dentro das próprias mudanças da cultura, e hoje, a psicanálise, presente em todo o mundo, é impossível de ser resumida, mas reconhece o valor da obra de vários psicanalistasA International Psychoanalytical Association (IPA)Freud, em 1910, patrocinou a criação de uma Associação Internacional de Psicanálise para congregar as sociedades psicanalíticas existentes, normatizar a formação dos psicanalistas e evitar distorções e descaminhos na psicanálise, com a expansão de sua prática.
A International Psychoanalytical Association (IPA) , atualmente sediada em Londres, é o organismo que coordena todo o movimento psicanalítico mundial. Ela congrega, atualmente, setenta sociedades psicanalíticas, situadas em trinta e três países e com mais de onze mil e quinhentos psicanalistas associados.
O NEPP em sua jornada vem lutando dentro dos moldes da IPA para manter a divulgação da psicanálise.
Os objetivos do NEPP são, no âmbito mundial, o estímulo ao desenvolvimento e expansão do conhecimento psicanalítico, e o cuidado na manutenção e aprimoramento dos padrões básicos para a formação de novos analistas.

Para atingir seus objetivos, o NEPP organiza, bianual, congressos e pré-congressos internacionais de psicanálise, com todo o universo de analistas e alunos em formação (candidatos), além de conferências regionais, destinadas a reunir analistas de uma mesma região geográfica.
Produz regularmente a sua revista o Grito de Alerta, onde são publicados, após crivo editorial, trabalhos de psicanalistas . Avaliza também a publicação regular de um boletim, a Newsletter. E promove o contínuo fluxo de analistas entre as várias regiões e países, seja pelo trabalho desenvolvido pelos vários comitês e comissões, seja por visitas científicas, gerando um intercâmbio constante.

Prof. Dr. Sérgio Costa 

Mentalidade NEPP

Missão

NEPP, que tem como missão levar o bem estar psíquico aos gestores e colaboradores de todos os setores PROFISSIONAIS para torna-los melhores em quantos seres humanos.

Visão

Divulgar a psicanálise em sua singularidade de acordo com seus fundamentos epistemológicos. Habilitar profissionais para a área psicanalítica, estimulando a união entre seus membros no sentido de adquirir, desenvolver, difundir e aplicar os conhecimentos psicanalíticos. – Formar psicanalistas aptos à inserção e à participação efetiva na sociedade, seja profissionalmente ou por meio da colaboração factual enquanto seres sociais; Levar à reflexão dos ensinamentos para a divulgação do saber psicanalítico através de suas práticas, pesquisas e extensão; Incentivar e estimular a pesquisa e a investigação científica e proporcionar recursos teóricos e metodológicos que permitam a produção de trabalhos científicos psicanalíticos.

Valores

Nossos valores prioritários e inegociáveis:
* Somos um grupo baseado em pessoas.
* Nossa gestão esta baseada em divulgar a psicanálise.
* Buscamos o aperfeiçoamento continuo.
* Exercitamos sempre a reflexão e compreensão da busca incessante do ser humano do seu crescimento.
* Temos paixão pela psicanálise.
* Liderança de mercado é o nosso compromisso
* Ensinamos com qualidade aliada a simplicidade.
* Definimos responsabilidade social como essencial.
* Qualidade de ensino dentro dos códigos de comunicação humana para gerar resultados na transmissão da psicanálise.

Mude Sua Visão 

Conhecer e compreender a si mesmo e as outras pessoas ao seu redor é de grande
importância e extremamente útil em nosso dia a dia, seja em seus
relacionamentos pessoais ou profissionais.

A psicanálise, conforme dizia Freud, “é a profissão de pessoas leigas que curam almas, que não necessitam ser médicos e que não devem ser sacerdotes.

Deixe sua mensagem!

Entre em Contato

Em caso de dúvidas, solicitações ou apenas um papo, entre em contato. Teremos o prazer em atendê-los.

Podem me chamar também em meu whatsapp acima.

Veja NossoVideo

  Acesse nosso canal parra acompanhar as novidades.

N E P P

Siga nas Redes

Acompanhe as novidades.



Leitura Sugerida

Clique aqui e acesse.

Contatos

(31) 3532-6190 / (31) 98926-0372
R. Três, 26 - Betim Industrial, Betim - MG, Brasil
contato@nepp.com.br
Horário de atendimento
De segunda a sexta de 9 às 18h

Newsletter